Como abrir uma Empresa? Descubra passo a passo
- Postado por Josiane
- dia 5 de março de 2018
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Ao começar a carreira no mercado de trabalho, criar projetos como o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, mas você já parou pra pensar na etapas de como abrir uma empresa? É apavorante, mas não é impossível.
Por isso, para auxiliar empreendedores, criamos este passo a passo de como abrir uma empresa.
Quanto custa abrir uma Empresa?
Segundo uma pesquisa realizada pela Firjan, o custo médio de abertura de uma empresa é de R$ 2.038, podendo variar em até 274% entre os diferentes municípios do país. Todavia, há despesas indiretas que pesam no bolso do empresário. São despesas, como aluguel, reforma do ponto comercial e honorária do contador, que são suportados pelo empresário antes mesmo de iniciar suas atividades.
Importante lembrar que o ponto empresarial já deve estar montado desde o início do processo de registro. Isso é necessário porque o zoneamento da cidade pode impedir o exercício de determinadas atividades em certos locais e a fiscalização dos órgãos de regulação, como bombeiros e vigilância sanitária, é feito durante o processo de registro, para finalmente ter um alvará de funcionamento.
Registrar Empresa: Documentos Necessários
A formalização do seu negócio é o primeiro passo para o início das suas atividades empresariais. Fique atento para realizar corretamente todas as inscrições, licenças e alvarás necessários. Mesmo após ter em mãos o CNPJ, o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, e estar inscrito na Previdência Social, há uma série de licenças, registros e alvarás municipais e estaduais que você irá precisar para funcionar legalmente.
A falta de algum desses documentos poderá atrasar ou até inviabilizar a abertura do seu empreendimento. Lembre-se que para cada ramo de atividade e/ou forma de constituição escolhida para abrir sua empresa, você precisará de autorizações distintas.
Para te ajudar nesse importante passo empresarial, reunimos neste guia os principais documentos necessários para abrir uma empresa:
1 – Elaborando o contrato social
Basicamente, a elaboração do contrato social irá definir as participações de capital de cada um dos sócios do empreendimento. Bem como definir quais serão as atividades da empresa e seu funcionamento (modelo tributário, participação dos sócios, etc). O passo seguinte é verificar se o nome e o objeto social da empresa encontram-se disponíveis. Assim é possível que o documento seja elaborado, que, por sua vez, deverá ser reconhecido em cartório e assinado por um advogado.
Uma dica é avaliar, já nesse momento, se sua empresa pode enquadrar-se no Simples Nacional, que é uma excelente forma de reduzir alíquotas de tributos e simplificar sua forma de pagamento junto aos órgãos do Fisco.
2 – Registro na junta comercial
O primeiro deles é o registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas de seu estado. É a partir desse registro que sua empresa passará a existir oficialmente. Ele deve ser feito antes da obtenção do CNPJ e, apesar de não oferecer autorização para sua empresa começar a funcionar, é requisito essencial para prosseguir no processo de legalização dela. Lembre-se que você precisará realizar previamente uma consulta do nome empresarial escolhido.
2 – Alvará de localização e funcionamento
O principal documento obtido no município é o alvará de funcionamento. Ele é a autorização final que lhe permite abrir as portas do seu negócio. Para o obter, você precisa comprovar na prefeitura da sua cidade que reúne todas as condições exigidas por lei para exercer a atividade de sua empresa. Essas condições podem variar de acordo com o município, estado e ramo de atividade.
Antes de requerer e de realizar a inscrição na junta comercial, faça uma consulta na prefeitura de sua cidade. Verifique se a atividade empresarial escolhida por você pode ser exercida no local onde pretende abrir a sua empresa.
3 – Inscrição estadual
A maioria dos estados possui um convênio com a Receita Federal que lhe possibilita obter a inscrição estadual pela internet com seu CNPJ. Em alguns casos, a inscrição estadual deve ser obtida antes do alvará de funcionamento. Essa inscrição é obrigatória para empresas que prestam serviços de comunicação e energia. Além das empresas dos setores do comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual. É a partir dela que você recebe a sua inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
4 – Licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais
As autorizações dos órgãos de vistoria são requisitos essenciais para conseguir o seu alvará de funcionamento. São bastante variáveis e dependem do ramo de atividade, local de instalação e até mesmo do porte de sua empresa. Algumas atividades empresariais precisam de autorização até das Forças Armadas. Entre as inscrições e licenças mais comumente exigidas, estão as seguintes:
- Licença ambiental: Obtida em órgãos Municipais e Estaduais de meio ambiente e no IBAMA. Geralmente é exigida de empresas que exercem atividade industrial, metalúrgica, mecânica, têxtil, química, de calçados, atividade agropecuárias.
- Licença sanitária: Obtida em órgãos Municipais, Estaduais e Federais de vigilância sanitária. É exigida principalmente de empresas que atuam no setor de alimentação, medicamentos e cosméticos.
- Vistoria de cumprimento das normas de segurança: É realizada pelo Corpo de Bombeiros e praticamente todas as empresas estão sujeitas.
Além das inscrições e licenças municipais e estaduais, algumas atividades exigem a inscrição em órgãos federais, como o ministério do turismo, ministério da agricultura, pecuária e abastecimento, polícia federal, entre outros.
Tenha um Capital inicial
Complementar o capital inicial da empresa com recursos dos bancos pode ser a sentença de extinção da empresa. Nos primeiros meses, a lucratividade pode não ser alta o suficiente para compensar essas dívidas, gerando juros.
Ao calcular o capital inicial, leve em consideração todos os recursos essenciais para dar início às atividades, que vão desde a aquisição de mercadorias e máquinas, até mesmo gastos com a decoração da loja. Manter um capital de giro para as despesas dos primeiros meses também é uma boa forma para evitar futuras dores de cabeça.
Nunca misture Finanças Pessoais com Finanças da Empresa
Apesar de ser uma ideia bastante simples, muitos empresários iniciantes têm dificuldade de dissociar uma coisa com a outra. Tirar dinheiro do caixa para comprar roupas ou pagar os produtos do estoque da empresa com o cartão de crédito pessoal, são péssimos exemplos de como lidar com as finanças. Para evitar essa “salada mista”, é importante definir um salário (pró-labore) para os sócios.
Vale lembrar que o pró-labore só existe quando o sócio trabalha na empresa. Quando não for esse o caso e o sócio atue apenas como investidor, deve ser feita uma distribuição dos lucros. Porém é muito importante lembrar que nem todo o lucro deve ser repartido entre os sócios pois uma parte deve se reinvestida na empresa.
Tenha um sistema para Gestão e Controle da Empresa
Ter um sistema hoje em dia é essencial, caso contrário, às coisas se tornaram mais difíceis para serem administradas. Como uma empresa é um grupo de vários setores cuidando de assuntos distintos, ficará fácil se a informação for automatizada. Por isso, tenha foco neste ponto. Um ponto importante é o Fluxo de Caixa, considerado quase o coração da empresa. Com o fluxo de caixa da empresa, é possível visualizar quanto de dinheiro entra e sai do total das transações.
Se você tiver um bom conhecimento com seu fluxo, saberá onde é o ponto de equilíbrio da sua empresa. Administre contas a pagar e a receber, cobrando dos clientes seus saldos devedores.
Outro ponto importante da empresa é o estoque, você precisa tirar da cabeça que o estoque de produtos é custo, é um investimento. É o dinheiro da empresa que será convertido e mercadorias e precisa de estratégias para evitar gastos desnecessários.
Você está pronto para abrir uma Empresa?
Neste texto, fizemos um passo a passo de pontos importantes que você deve ficar atento. No Brasil, para abrir um empreendimento, demora cerca de 53 dias, o bastante suficiente para começar a colocar a casa em ordem e deixar tudo organizado.
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