Dicas Comercial: Saiba como Vender e se Destacar
- Postado por Josiane
- dia 5 de março de 2018
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Você sabe como vender e se destacar entre seus concorrentes? É possível que você lide com diferentes tipos de vendas e perfis, cada perfil exige um pouco de você na sua comunicação direta com o consumidor.
Por outro lado, é preciso adotar um modelo comercial considerando aspectos estratégias de negociação. Qual é o seu caso? Saiba como vender e se destacar.
Descubra quais são os tipos de Vendas:
Um bom vendedor já nasce com o dom da comunicação, engajamento, negociação e rotas de lucratividade, por isso, o maior desafio de qualquer empresa é encontrar às pessoas certas para isso. Montar sua equipe de forças de vendas partem de um princípio e cada profissional.
Com certeza, a experiência conta muito quando para atuar na área comercial. Profissionais mais rodados conhecem os atalhos para ajudar clientes a decidir por uma compra.
Um bom vendedor caminha com as próprias pernas, mas caso contrário, seu negócio poderá formar um profissional ajustado a suas expectativas, com estratégias, marca, valores e planejamento. Até por que para vender, também é preciso seguir algumas regras de mercado.
O primeiro passo é descobrir quais são os tipos de vendas, por isso, nos próximos tópicos, vamos movimentar às ideias e sugerir algumas dicas para seu setor comercial.
Venda Direta
A primeira delas é mais utilizada, é a venda direta. Ela é aquela que se ajusta a quase todas às empresas.Empresas de telefonia, por exemplo, em geral, têm como missão fazer com que mais pessoas se comuniquem. Por outro lado uma empresa aérea, se considerarmos seu principal objetivo, pode ser igualado a uma serviço de táxi ou viagem a cruzeiros. Portanto, o objetivo é levar pessoas, objetos, bens ou valores de um ponto a outro.
Considerando estes fatores, se sua empresa faz um tipo de venda direta, a abordagem de venda deve priorizar um objetivo. É preciso destacar todas as qualidades de um produto ou serviço sem que o vendedor perca de vista a finalidade daquilo que está sendo vendido.
Com isso, a venda direta pode ser realizada de forma ativa, quando o vendedor vai em busca de mais clientes seja por telefone, e-mail ou de porta a porta. Também pode ser passiva, na qual as pessoas são recebidas numa loja física, por exemplo.
Em ambas abordagens, a argumentação precisa ser focada em atender às necessidades das pessoas e alinhar a missão da empresa às suas expectativas.
Venda Consignada
Às empresas pequenas que tem uma infraestrutura enxuta não podem se dar ao luxo de ter mercadorias encalhadas no estoque. É preciso ter em mente a missão da empresa, pois isso é fundamental. Com isso, será preciso lidar com as contingências que cada negócio apresenta.
E é aqui que a venda consignada entra, justamente para diminuir a exposição ao risco para microempresas ou empresários autônomos. Ao adquirir mercadorias para venda em consignação, o vendedor paga ao fornecedor apenas pelo que foi vendido, devolvendo o que não for negociado.
É uma garantia e mais vantagens para quem trabalha com orçamentos apertados ou não conta com espaço para estocar produtos.
Venda Cruzada
A venda cruzada ou conhecida como cross-selling, é uma opção indicada para empresas que vendem mais de um produto ou serviço. Por exemplo, uma loja de material de construção pode se beneficiar de uma venda cruzada. Ao vender uma tinta, é possível oferecer ao consumidor um pincel ou qualquer outro material complementar.
Além disso, o cross-selling tem outra vertente como estratégia de venda, mais conhecida como up-selling. Esta vertente trata-se de induzir o cliente que está comprando a investir um pouco mais.
Venda Consultiva
A venda consultiva exige do profissional mais experiência e especialização, isso porque o vendedor precisa entender muito bem do produto. Geralmente, a venda consultiva é mais praticada por empresas do ramo B2B, em que empresas negociam com outras empresas.
A venda consultiva também demanda outro tipo de processo, tão importante quanto a venda em si: o pós-venda. Afinal, tão ou mais importante e difícil do que conquistar clientes é mantê-los comprando de você.
Agora que você conhece todos os tipos de vendas, será mais fácil aplicar dentro da sua empresa uma estratégia. É importante lembrar que casa empresa se encaixa melhor em um tipo de estratégia, por isso, saiba como vender e se destacar.
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