Dicas de como calcular seu Preço de Venda
- Postado por Josiane
- dia 23 de julho de 2019
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O preço justo de acordo com a concorrência do mercado, é um pouco complicado para se definir, pela quantidade de informações que devem ser levantadas para ajudar nesta definição. É normal que ao começar um negócio, os gestores tenham dificuldades para calcular o preço de venda dos produtos ou serviços oferecidos pela a empresa.
O preço de venda é o valor em dinheiro, cobrado pela venda de um produto ou serviço. Portanto, você sabe como calcular o preço de venda? Abaixo damos algumas dicas, confira!
O que levar em consideração?
Ao definir o preço do que você está divulgando no mercado, é preciso levar em conta alguns fatores importantes, sendo eles: custos de produção, distribuição, divulgação, manutenção, entre outros. Além disso, é preciso controlar o volume de compra, concorrência e demanda.
O básico deste cálculo, é juntar às despesas com os custos, mas lembre-se, não estabeleça um preço baseado em sua concorrência, sem entender os custos que serão usados para pagar a obtenção da sua matéria prima.
Mas para obter sucesso, entenda…
O primeiro passo é entender os dados do sistema tributário do seu empreendimento. Lucro presumido, lucro real ou simples. Estas informações conseguem determinar quanto você, empreendedor, deve cobrar pelo seu produto/serviço, levando em consideração às despesas necessárias para levar esta matéria para o mercado.
E então, é hora de calcular os gastos variáveis e fixos
Toda empresa tem suas diferenças, principalmente quando se trata de despesas variáveis e fixas, custos que precisam ser incluídos no valor total do produto. Portanto, é preciso ter uma tabela de gastos juntando informações de acordo com o montante despendido tanto com o produto como com a empresa. Dessa maneira se chegará a um valor final viável.
Gastos fixos
Os gastos fixos são os valores que aparecem todo mês, um exemplo disso é o aluguel ou salário dos funcionários. Mesmo que estes gastos não tenham uma finalidade para às vendas, devem fazer parte do percentual do preço praticado para vender sua matéria prima. É necessário também ficar ciente dos valores praticados com os fornecedores e englobar valores como frete ou qualquer outro.
Gastos variáveis
Este são os valores que não são previsíveis, ou seja, variam todo o mês, mudam de acordo com o número de vendas ou despesas da empresa. Neste o exemplo pode ser às embalagens. Elas variam de acordo com o número de produtos vendidos ou taxas de cartão de crédito. Com base em valores praticados anteriormente, é importante definir um percentual para uma possível previsão destes valores não fixos.
Estes valores impactam muito no setor de estoque. É importante ter informações do giro da empresa, dos produtos que estão entrando e os que estão saindo. Para facilitar, neste link tem uma planilha de controle de estoque.
Não esqueça de considerar o Valor Líquido.
Este valor define a mercadoria sem nenhuma tributação ou qualquer desconto. Com este preço, é possível formar o valor de mercado efetivamente. Assim, é preciso somar o preço de venda líquido com os tributos, além das comissões dos funcionários e do descontos.
E finalizando, analise como está a concorrência do seu negócio, comparando seus preços com o mercado. Assim, você terá a certeza de praticar o melhor valor de venda. Fique de olho também nos feedback dos clientes.
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