Gestão Fluxo de Caixa, como fazer?
- Postado por Josiane
- dia 23 de julho de 2019
- 0
Para um empreendedor, o Fluxo de Caixa é cheio de desafios, algumas habilidades devem ser desenvolvidas para resultar em ações estratégicas e na criação de processos e ferramentas de controle de gestão. É importante sempre acompanhar a entrada e saída dos recursos financeiros da empresa, esse é um dos processos que tem registro diário, que deve ser em tempo efetivo e simplificado.
Algumas das principais funções do Fluxo de Caixa são auxiliar na tomada de decisões e manter as contas em ordem, com as entradas e saídas de dinheiro.
O Fluxo de Caixa pode ser analisado nos períodos de desejo do empreendedor. Ou seja, diário, semanal ou mensal, conforme a necessidade de controle de negócios definidos pela a organização.
Levando em conta a clareza e a objetividade dos lançamentos no Fluxo de Caixa, é importante que o sistema busque por simplicidade nas informações. A ferramenta também possibilita a análise para uma tomada de decisão.
Para tanto, uma sugestão é categorizar os lançamentos divididos em despesas e receitas, por exemplo: aluguéis; telefonia; salários; impostos a pagar ou restituir; e vendas à vista e a prazo.
Para uma boa gestão de Fluxo de Caixa, é importante identificar as tarefas de:
- Saldo total em banco;
- Saldo total em caixa;
- Valor a receber, a pagar e saldo atual (para controle do saldo);
- Previsão de contas a pagar, a receber e outros valores que podem ser importantes para o negócio;
- Com a tomada de decisão, projetar um fluxo de forma que os lucros da empresa aumentem, prevendo receitas.
Esses são alguns tópicos que apresentamos como base, para você começar a sua Gestão de Fluxo de Caixa sem erros. Porém, não se esqueça que para isso, para não ter erros e ter mais eficiência em suas vendas, é importante trabalhar com um sistema especifico de Frente de Caixa.
0 comentários on Gestão Fluxo de Caixa, como fazer?