[e-Book] Gestão Frente de Caixa e Código de Barras
- Postado por Josiane
- dia 30 de julho de 2019
- 0
Esta solução não deve faltar no segmento de varejo, para quem atua no comércio, tem muita vantagem a ganhar com o código de barras. Além disso, a partir do momento que os produtos estão integrados ao sistema, você pode receber informações acerca da disponibilidade deles em uma determinada gôndola, por exemplo.
Vamos falar um pouco sobre as vantagens da utilização do Código de Barras para a Indústria, Comércio e Atacado, ferramenta essencial para a gestão de qualquer negócio. Por isso, continue lendo e tire suas dúvidas.
O que é o Código de Barras?
O código de barras é uma sequência numérica ou gráfica muito utilizada para identificar o produto nas prateleiras. Tanto uma como a outra possuem o mesmo cadastro, ou seja, quando o código de barras (gráfico) estiver ilegível, é possível digitar o números no sistema para conseguir identificar as informações contidas ali. O conjunto são únicos, não é possível colocar em produtos diferentes o mesmo código. Esse conjunto numérico é único, ou seja, não existem produtos diferentes com o mesmo código.
Normalmente este código pode estar impresso direto nas embalagens dos produtos, caso contrário, podem ser inseridos pelo gestor da empresa. Neste último exemplo, o gestor precisa possuir uma impressora de etiquetas, portanto, somente com esta tecnologia é possível imprimir e inserir os códigos de barras nos produtos. Porém, para uma empresa se tornar mais produtiva, será preciso implementar também os leitores de códigos de barras, pois com esta ferramenta é possível capturar e transferir o código para o computador, onde são analisados por um sistema adequado.
Códigos e Padrões – GS1 Brasil
O Sistema GS1 é um conjunto de padrões utilizados em mais de 150 países. Ele possibilita a gestão eficiente das cadeias de suprimentos, identificando com exclusividade, produtos, unidades logísticas, localizações, ativos e serviços. Facilita a integração de processos, proporcionando soluções estruturadas para mensagens eletrônicas, viabilizando a total rastreabilidade das operações e a visibilidade dos itens que transitam nas cadeias de suprimentos.
Os códigos de barras e os padrões GS1, proporcionam benefícios para os consumidores em todo o mundo há mais de trinta anos.
Certificação de Código de Barras: O que é?
Maior eficiência na leitura dos códigos de barras, rapidez no atendimento ao cliente e redução de filas. Outras vantagens é a velocidade no fluxo de mercadorias. A certificação de código de barras é uma solução da GS1 que garante uma melhor experiência de compra.
O varejo perde, em média, 26% de produtividade em seus checkouts, devido a problemas na leitura do código de barras. Numa loja com dez caixas, por exemplo, isso representa 4,6 horas por dia.
Outro fato preocupante é que se o código de barras não der leitura na primeira passagem, o operador de caixa leva, em média, 23 segundos para resolver o problema. Os resultados indiretos disso são:
• Aumento das filas nos checkouts;
• Piora no atendimento, gerando insatisfação dos clientes.
Como funciona?
A certificação do Código de Barras GS1 garante a leitura na primeira passagem, em qualquer equipamento. A avaliação do código de barras é realizada com equipamentos de alta tecnologia, tendo como padrão as normas “GS1 Global”.
Com a garantia de leitura, termina também a digitação e os erros atribuídos a ela, como:
• Inconsistência no estoque;
• Perda de eficiência com as paradas para digitação.
Isto também significa menos filas no checkout, maior eficiência no processamento.
Hoje no Brasil, toda indústria somente pode comercializar seus produtos se tiverem adquiridos os códigos de barras de seus produtos. Este código adquirido jamais poderá ser duplicado, no caso ele será único, devido ao extremo controle realizado por este órgão.
Baixe o e-book agora mesmo e saiba muitos outros detalhes de como realizar uma boa Gestão Frente de Caixa e Código de Barras.
0 comentários on [e-Book] Gestão Frente de Caixa e Código de Barras