O segredo dos times de Alta Performance
- Postado por Josiane
- dia 31 de julho de 2019
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Sempre ouvimos que as empresas buscam incansavelmente o melhor resultado, e que isso depende de como seu time desenvolve seu papel, conseguir envolver e motivar os colaboradores a alcançar os objetivos junto à empresa requer engajamento e algumas táticas para garantir ou proporcionar certa medida de colaboração sólida e eficaz.
Colaboradores competindo por promoções; tarefas determinadas por um gerente responsável por avaliar a performance; regras seguidas com critério. A maioria de nós crescemos ao redor de organizações que se encaixam num modelo padrão. Essa é a receita para a burocracia – sistema em que toda grande organização do planeta opera, vinda da mistura das estruturas de comando do exército e engenharia industrial. Durante anos esse modelo contribuiu para alcançarmos o patamar que chegamos, e talvez sem isso ainda estaríamos emperrados em modelos improdutivos e pouco criativos.
No entanto, o modelo mental das pessoas está se transformando e, para que uma empresa possa prover resultados mais consistentes e lucrativos através de seu capital humano, ela precisa adotar uma cultura colaborativa, onde todos colaboradores mantêm sua participação ativa dentro da empresa, em um ambiente de cooperação e colaboração, e nada disto será possível se não entendermos a importância do trabalho em equipe.
O que é Trabalho em Equipe? A minha empresa sabe o real significado?
Por definição, o trabalho em equipe é quando um grupo ou uma sociedade resolve criar um esforço coletivo para resolver um problema. Muitas empresas se apegam apenas ao trabalho em equipe por definição, mas esta modalidade, quando bem desenvolvida, vai além de seu significado.
O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento e agilidade no cumprimento de metas e objetivos da empresa, para isto, é necessário criar um laço, uma conexão com o propósito da empresa com cada colaborador, para que suas forças em conjunto sejam direcionadas a eles.
O trabalho em equipe também promove o engajamento dos colaboradores, pois afinal, trabalhar em conjunto é importante em todas as vertentes da vida, sejam elas pessoais ou profissionais. Se houver um objetivo comum estabelecido pelo desempenho de um grupo de pessoas, é mais provável que cada um se sinta motivado a agir nesse sentido, produzindo resultados mais consistentes.
Criar um ambiente colaborativo constrói equipes engajadas e comprometidas com o propósito, desenvolvendo sua alta performance e garantindo sucesso a companhia em vários aspectos, como o esforço e desempenho para cumprir metas e objetivos propostos no planejamento da empresa, desenvoltura e elaboração de soluções criativas em momentos de tensão e adversidade, aprimoramento dos processos e ferramentas de trabalho para ser ainda mais produtivos, e fora a mídia espontânea realizada externamente, gerada pela satisfação de pertencer, que atrai e cativam os Stakeholders em torno da sua marca.
No fim, o trabalho em equipe como solução para resolver problemas fica bem abaixo de sua capacidade potencial, pois um time de alta performance envolvido com o propósito e motivado a segui-lo, combinados com seus esforços coletivos, pode prevenir que os problemas aconteçam.
Qual é a importância do Trabalho em equipe?
O Trabalho em Equipe é o ponto chave para ter um time colaborativo, pois estes necessitam da união e cooperação de todos em torno do propósito e dos objetivos da empresa.
Nos últimos anos vem se fortalecendo, por parte de grandes empresas, um modelo de trabalho muito mais focado na colaboração do que na competição interna. Não que ela esteja fora de moda, mas a competição interna nas empresas depende de uma compreensão maior dos benefícios de competir e os desgastes que esse modelo pode gerar.
Os times colaborativos compreendem a importância do trabalho em equipe para o desenvolvimento da empresa, e que se o resultado não for em conjunto coloca-se em risco sua longevidade.
Isso faz com que os colaboradores unam o desejo de potencializar os resultados da companhia ao seu desejo pessoal de crescer e se autodesenvolver junto à companhia. Esta relação humaniza os processos do negócio, a empatia, o compromisso, os valores, a união e sinergia da equipe e o engajamento acontecem naturalmente, aproximando ainda mais os clientes, acionistas, fornecedores e possíveis públicos da sua marca.
Conexão com o Propósito
O Propósito responde ao porquê nós existimos, seja como empresa, como líderes ou como profissionais. Ele não substitui a relação com a Missão, Visão ou Valores, mas nos remete a uma questão anterior que é: Por que fazemos o que fazemos?
Todos nós temos propósitos em nossas vidas, mesmo que inconsciente, é isso que atribui sentido a nossas ações e mantem nossas forças voltadas ao cumprimento de metas para atingir os objetivos em prol do nosso propósito.
Assim como na vida, seguir o Propósito da companhia é muito importante, pois ele será o norte das ações dos colaboradores, mas este precisa ser bem claro e estar presente em todos os processos e ações internas.
Entenda neste post a Importância de ter um Propósito claro e definido para o sucesso da empresa.
O Propósito é algo grandioso o suficiente para gerar motivação e engajamento das pessoas, e quando os colaboradores estão conectados com o propósito da empresa, isto estabelece uma sinergia entre eles e fortalece o senso de trabalho em equipe da sua empresa. E como diz Joey Reiman: “QUANDO O PROPÓSITO GUIA, O LUCRO ACOMPANHA”
Consideramos que um Propósito bem definido, elevado e disseminado entre todos é uma ferramenta poderosa. Empresas que direcionam suas forças em torno do propósito tem uma liderança altamente comprometida com a causa da empresa e uma conexão perceptiva traduzida em ações. Quando a Liderança está conectada com o Propósito, ela trabalha arduamente para que os outros também estejam.
A Alta Performance acontece a partir do comprometimento e compreensão da importância de realizar ações baseadas em um propósito. Equipes de alta performance são construídas pelo esforço de cada componente em compreender que o resultado só é alcançado em conjunto e praticar comportamentos capazes de contribuir com o Propósito da Empresa.
Para que isso aconteça é necessário criar uma conexão do colaborador com o propósito, quase que como uma identidade, para que cada pessoa perceba claramente as consequências de seus comportamentos para o resultado da equipe, analise essas consequências e modifique suas atitudes para formas mais colaborativas.
Liderança Engajada
Um dos maiores problemas para o desenvolvimento de qualquer time é a falta de engajamento.
Mas… Qual a razão para a falta de engajamento tão generalizada dos colaboradores?
De acordo com alguns estudos realizados ao longo dos anos a responsabilidade recai sobre uma liderança insatisfatória.
É obvio que os líderes não pretendem ser ineficientes. O problema é que não percebem com clareza, exatamente quais mudanças seriam necessárias para extrair o máximo de cada um e atingir melhores resultados.
A Liderança é responsável por envolver os colaboradores com os objetivos da empresa, eles necessitam de estar engajados com o Propósito para que os colaboradores se inspirem a seguir o líder. Entenda porque neste artigo.
Para tal, a Liderança deve assumir a responsabilidade pelo resultado do seu time e garantir que ele aconteça, estabelecendo padrões mensuráveis de performance e acreditando fortemente no propósito, o que estimulará o trabalho em equipe, bem como o engajamento individual em prol dos resultados da empresa.
Objetivo Comum
É o direcionador das ações do time. Se você é o líder de uma equipe, um dos mais poderosos meios para desenvolver o trabalho em equipe e unir as pessoas é fazer com que todos trabalhem com um objetivo comum.
Quando uma equipe tem um objetivo comum que é significativo, ela cria alto valor. O ponto chave para isto, é uma meta inspiradora que quando o líder comunicar serão absorvido pela equipe com inspiração e entusiasmo. Todos os membros do time devem entender o objetivo comum, bem como a Liderança deve deixar visível o objetivo comum ao time, pois somente a clareza garante no envolvimento de cada um, e permite movimentar a dinâmica do trabalho em equipe.
Comunicação Assertiva
A assertividade é um comportamento muito importante na comunicação. Comunicação Assertiva é a habilidade de se comunicar de forma honesta sem agredir ou soar ofensivo, mesmo quando sua posição é contrária à da pessoa com quem você está se comunicando, isso significa que você se comunica de maneira assertiva quando sua estratégia de comunicação se adequa ao entendimento de cada pessoa, sem causar desconforto ou estranheza.
Ela permite que você conquiste seu objetivo e leve as pessoas a compreender exatamente o que você está dizendo. Quando convertido em ações, resulta em uma equipe segura que executa suas atividades alinhadas com o propósito do time.
Papéis e Responsabilidade definidos
Saber determinar quais são os limites presentes em nossa atuação exigem um grande nível de clareza, não somente do que fazemos, mas de alguns limites invisíveis.
É muito importante que os profissionais tenham clara noção de seus papéis e responsabilidades. Quanto mais isso for comum aos profissionais, melhor será a sua visão sistêmica e a compreensão da importância de sua função para alcançar os resultados da companhia.
Lidar com Conflitos
Conflito na equipe pode agregar valor ou destruí-la?
Bons conflitos favorecem o trabalho em equipe, pois impulsiona um debate respeitoso elevam a soluções mutuamente planejadas. Conflitos mal resolvidos surgem quando os membros da equipe simplesmente não conseguem resolver suas diferenças, aniquilando a produtividade e sufocando a inovação. Muitas vezes surgem por conta de problemas de processos, como não são resolvidos acabam se personificando.
Entender a origem do conflito e estabelecer vínculos de confiança entre os membros da equipe criam um ambiente produtivo, pois permite que você detecte as diferenças da equipe durante o trabalho, mesmo quando o grupo parece homogêneo e harmonioso, você consegue lidar com um conflito que poderia ser improdutivo para o time.
Comprometimento com o Resultado
Uma das posturas mais apreciadas em times que atingem performances altíssimas é o comprometimento com o resultado.
Profissionais de Alta Performance compromete-se a executar suas tarefas com o sentimento de que o resultado do todo é sua responsabilidade, e procura cativar o trabalho em equipe dentro da companhia, pois acredita que a dedicação de tempo e energia do time garante que o resultado será alcançado. Ele também disponibiliza suas habilidades, competências e recursos para o desenvolvimento da equipe.
A importância do ‘Feedback’
Quando se desenvolve estas características na equipe para sua Alta Performance, o Feedback é muito importante para mensurar se todos os pontos acima são trabalhados e o que pode ser aprimorado para a melhor desenvoltura do time.
Acompanhar as ações da equipe, bem como ouvir sobre o andamento das suas atividades e suas sugestões para melhorar estas condições é importante para reconhecer os pontos em que a equipe REALIZA BEM e os pontos a melhorar, bem como as habilidades necessárias para executá-la.
Além de que o Feedback proporciona melhorias no clima organizacional, isso reverte em outros benefícios para as empresas, como a retenção de talentos. Empresas que dispõem de metodologias adequadas para analisar o desempenho da equipe têm mais condições de detectar eventuais problemas. A partir daí, fica mais fácil agir para evitar que essas pessoas acabem deixando a empresa.
Na vida de qualquer profissional as ferramentas são essenciais para realizar suas tarefas do dia a dia. Embora isso possa parecer bastante óbvio, nem sempre damos a devida atenção às ferramentas que utilizamos.
Potencializar os resultados da empresa não depende apenas da performance individual, mas sim, do engajamento e sinergia do time em torno do propósito da companhia.
Com uma liderança eficaz, ações estratégicas, objetivos definidos e feedbacks constantes, o trabalho em equipe poderá ser desenvolvido em toda sua potencialidade.
Fonte: Rise Desenvolvimento Humano
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