[eBook] Gestão Financeira
- Postado por Josiane
- dia 6 de março de 2018
- 0
Chamamos de Gestão Financeira o conjunto das ações e procedimentos administrativos relacionados com o planejamento, execução, análise e controle financeiro. Em palavras simples: obter o máximo de lucro (ou resultado) com nossas atividades. Por isso, no texto de hoje sobre Gestão Empresarial vamos dar dicas para colocar em prática na sua empresa.
Para iniciar uma boa gestão financeira, o primeiro passo é tomar uma decisão importante: separar o dinheiro do pequeno negócio do dinheiro das despesas particulares (manutenção da família). É desvantajoso misturar a Pessoa Física com a Pessoa Jurídica nos pequenos negócios. O caixa para pagar e receber é um só e isto atrapalha ou impede a gestão financeira do pequeno negócio.
As três frentes de ação da Gestão
- Gestão do caixa no dia a dia: administrar as entradas e saídas de recursos financeiros relativos a vendas, prestação de serviços, pagamentos de fornecedores, salários, tributos, despesas, entre outros;
- Gestão de investimentos: ocorre quando a empresa resolve expandir, modernizar, abrir novas unidades, comprar novas máquinas e equipamentos, etc.;
- Gestão de crises: é um assunto pouco comentado, mas muito frequente. Envolve renegociar prazos com clientes e fornecedores, dívidas em instituições financeiras, entre outros.
Algumas dicas simples para fazer uma boa Gestão Financeira:
- Estipule um pró-labore fixo e alinhado com a realidade de sua empresa.
- Antes de formular o preço de venda, estude, pesquise e peça conselhos de seu contador para formular um preço adequado ao mercado.
- Planeje adequadamente, criando sistemas de informações que permitam avaliar, medir, controlar e executar ações que melhorem os resultados, mas não esqueça de sempre realizar um acompanhamento nos processos e resultados, caso necessite mudá-los ou ajustá-los.
- Tenha tudo registrado, não importa o meio utilizado. Seja através de um sistema informatizado, através de planilhas ou até mesmo em um papel. É fundamental ter todos os registros escritos de maneira organizada e, além disso, sempre avaliar os dados, prever os acontecimentos, trabalhar formas de reduzir riscos e obter melhores resultados.
- Guarde todos os documentos em locais adequados e envie-os periodicamente ao seu contador. Assim, o registro contábil aconteça no momento certo que deve acontecer e para sua contabilidade estar em dia.
Alguns erros comuns:
Preço de venda desajustado: um agravante que coloca em grande risco o lucro da empresa, ocorre na maioria das vezes pela falta de conhecimento dos custos e despesas.
Ausência de sistemas de informações: grande parte das empresas são especialistas em apagar incêndios, mas não percebem onde o fogo começou. E é justificável, na hora do desespero não dá tempo de analisar e ainda mais sem um sistema de informação.
Desconhecimento a origem dos recebimentos e pagamentos: existem muitas empresas que não elaboram o fluxo de caixa. Muito menos sabem o quanto de lucro estão gerando e não possuem a menor noção de quanto podem reinvestir.
Organização de documentos: sabe aquela nota fiscal de mercadoria de três dias atrás? Se não souber onde ela se encontra, cuidado! Pode ser sinal de que está tendo sérios problemas de organização.
Baixe este e-book de graça agora mesmo!
0 comentários on [eBook] Gestão Financeira