Como Fazer Cadastro e Controle de Clientes?
- Postado por Josiane
- dia 19 de março de 2018
- 0
Você sabe como fazer cadastro e controle de clientes? Você já faz isso na sua empresa? Se estiver lendo esse artigo, provavelmente a resposta é não. Agora, vamos a outra pergunta: você sabe a importância do cadastro de clientes?
Controlar o cadastro de seus clientes é necessário para entender quem consomem seus produtos ou serviços. Portanto, realizando a coleta desses dados, irá permitir a você a criar novos caminhos de fidelização ou de engajamento.
Para entender melhor, o cadastro de clientes podem criar caminhos como o envio de e-mail marketing sobre novidades da empresa ou até mesmo mais direcionado. Também pode criar um relacionamento mais próximo por telefone e conhecer a situação dele com a sua empresa.
Contudo, apresentamos a você um forma simples e ágil de realizar esta tarefa. Continue lendo e descubra como fazer o cadastro e controle de clientes.
Informações importantes para adicionar no cadastro do cliente
Às informações-chaves para se colocar neste cadastro são previsíveis, mas acredite, algumas delas passam batidos. São elas:
- Nome
- Se a pessoa é Física ou Jurídica
- CPF ou CNPJ
- Endereço
- Cidade
- Estado
- CEP
- Data de aniversário
- Telefone e e-mail
- Celular
- e a situação do cliente
Separe esses tópicos em uma planilha por coluna, desde modo, você já conseguirá visualizar melhor quem consome em sua empresa. Um item importante é a situação do cliente, este tópico você pode descrever com uma palavra se ele está com algo pendente, situação normalizada ou qualquer outro tipo de situação que seja de seu interesse.
Lembre-se: A planilha pode ser um auxílio para você conseguir fidelizar clientes, ou seja, saiba coletar as informações importantes.
Mantenha o cadastro do cliente atualizado
De acordo com os tópicos citados acima, na qual é importante está em um controle de cadastro de clientes, o fato de mantê-la atualizada é simples: quanto mais completa é o seu cadastro, maiores são a chances de você conhecer a fundo o seu cliente e, consequentemente, atendê-lo da melhor forma. Quem não gosta de ser chamado pelo nome e saber que outra pessoa lembra as suas preferências? O grau de satisfação do cliente reflete diretamente no valor que ele está disposto a pagar por seus produtos ou serviços.
Outra vantagem é que com essas informações, a empresa conseguirá conhecer ou estabelecer um melhor perfil de seus clientes. Isto serve como auxílio para a equipe de vendas ou de marketing. É possível estabelecer:
- tipo de consumidor,
- qual a preferência por certos produtos,
- o que eles mais procuram, e
- o quanto gastam.
Benefícios pontuais desse cadastro de clientes:
- Conseguir informar aos clientes de novidades da empresa, como promoções, concursos, novos produtos, entre outros;
- Criar um caminho para oferecer novos produtos ou serviços, de acordo com o que foi vendido. Por exemplo: Para combinar com essa saia, que tal esse calçado vermelho?;
- Ter uma agenda atualizada, assim você não perde contato com ninguém que está frequentemente consumindo suas soluções;
- Fazer o pós-venda para lembrar o cliente da sua empresa;
- Utilizar meios como o marketing digital: envio de e-mail marketing sobre novidades, notícias, promoções, entre outros.
Tenha consciência
Apesar disso, não somos apoiadores da ideia de usar planilhas. O motivo é pelo fato de que as informações ali contidas nem sempre são 100% seguras, às planilhas podem ser editadas e com isso irá defasar os dados coletados.
0 comentários on Como Fazer Cadastro e Controle de Clientes?