Planejamento Financeiro: 5 Dicas para Aumentar seus Lucros
- Postado por Josiane
- dia 9 de abril de 2018
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Uma empresa que tem por objetivo crescer seus lucros em um curto prazo de tempo, terá a atividade principal de realizar um bom planejamento financeiro.
Para conseguir chegar a algo ideal e perfeito, não é uma tarefa fácil de realizar. Na prática, o desenvolvimento também fica ainda mais difícil. Portanto, para conseguir atingir essa meta, o planejamento financeiro será essencial. Por isso, conheça as 5 dicas para aumentar seus lucros.
Um bom planejamento financeiro irá automaticamente diminuir as despesas da empresa e aumentar os seus lucros.
Conheça seus fatores de impacto
Ao realizar o planejamento do seu setor financeiro, você poderá incluir diversos fatores de mercado que podem impactar seu negócio, como uma previsão. Dentre dos fatores como avaliação de mercado, é necessário estar atento ao aumento da inflação, o crescimento dos juros, questões como sazonalidades, eventos no país (como às eleições, que impactam diretamente a economia), feriados longos e às crises mais constantes.
Mas antes de tudo, é necessário levar em conta o grande conhecimento da empresa em relação ao mercado. Neste sentido, o planejador terá que realizar uma análise com fatores internos e externos, mais conhecido como SWOT (abordado em nosso blog em outra publicação), ele é nada mais que uma análise de pontos fortes x pontos fracos (fatores internos, oportunidades e ameaças (fatores internos). Contudo, esta análise conseguirá auxiliar na determinação de cada prioridade, montando um plano de ação para os itens principais.
Controle todos os valores
Um dos maiores benefícios do planejamento é o controle exatos dos valores dentro da empresa, ou seja, com tudo muito bem detalhado, será mais fácil conseguir identificar outros valores além do faturamento, o valor que realmente entrou no caixa e às contas que não foram recebidas pelos seus clientes. Em fase de crescimento, às empresas precisam ter mais atenção a isso, pois pode vir a ocorrer um descontrole do gerenciamento de custos, então, fique atento.
Uma outra dica, principalmente para empresas em grande crescimento, é quando vem a ocorrer o crescimento rápido em investimentos, seja ela lucrativa ou em custos. Algumas áreas podem perder o controle por conta da demanda de vendas, sendo assim, detalhes pequenos em valores podem se perder.
Diante disso, mesmo nas melhores épocas de faturamento, atente-se ao planejamento financeiro para conseguir garantir o lucro. Você pode ganhar muito dinheiro, por outro lado, ele também pode se perder.
Proponha Metas e Organize Ações
Ao desenvolver este documento com metas e número, garanta o sucesso da sua empresa pensando no futuro. Você sabe como vai conseguir alcançá-los?
Se você tá começando agora, tente se informar pelo básico, dentro do seu cenário e no seu ramo de atividade. Então, antes de tudo, pare de misturar dinheiro pessoal com o dinheiro do seu negócio, comece isso com uma planilha de controle de receitas, despesas e estabeleça prazos para otimizar sua gestão com um sistema ou um planejamento mais consistente.
O fluxo de caixa será fundamental nesta fase. Ele vai ajudar a conciliar suas contas bancárias, conseguindo ter uma visualização melhor do que você tem para pagar.
Pense um seguinte: Um planejamento bem detalhado, irá proporcionar ao gestor um cenário mais claro, antecipando-se de imprevistos e evitando de ser pego por custos altos dentro da empresa. Alguns exemplos para você propor metas:
- Pagar todas as contas no dia 10 do ano
- Aumentar meu faturamento anual em pelo menos 30%
- Dobrar o número de clientes
- Reduzir os custos fixos em pelo menos 10%
- Encerrar o ano no lucro
- Lançar um novo serviço ou produto para meus clientes
- Contratar X números de funcionários
Coloque sua Estratégia em prática
Ao colocar em prática a sua gestão, você vai sentir no primeiro momento, dificuldades. Então, comece pelo treinamento e qualificação neste estágio empresarial.
Envolva sua equipe no projeto. O maior erro é tentar administrar tudo sozinho, às ações não irá depender somente de uma pessoa, ela é fruto do trabalho em equipe. A área comercial por exemplo, o cliente irá passar primeiramente por um atendimento, depois o vendedor entra com seus conhecimentos no produto ou serviço e finaliza na assinatura de contrato, que geralmente fica responsável por outra pessoa.
Às melhorias estão sendo implantadas. O gestor responsável por distribuir às atividades precisa observar o comportamento de cada um, fazendo apontamentos. Caso necessário, é importante está de olho em ajustes que podem ser feitos no planejamento durante sua aplicação.
Para um empreendedor, o que sempre vem primeiro é o lucro, aquilo que está previsto para cada mês. Porém, você já pensou no valor que será gasto? Esse é um tipo de pergunta que vai surgir durante todo o processo. Não deixe para depois, planeje e registre aquilo que pode refletir positivamente na sua empresa.
Veja o Aumento de Receita
Você já levantou todas as informações para reduzir custos e aumentar seus lucros e está firme no controle de números. Uma dica importante, talvez um pouco previsível é o aumento dos preços de seus produtos ou serviço. Seu produto zela pela qualidade ou pelo custo benefício?
O planejamento aqui é essencial para que se mantenha uma noção exata dos custos e resultados das vendas. Primeiro de tudo, saiba quanto custa para produzir o produto e depois defina adequadamente o preço de venda, para ter uma margem de lucro.
Portanto, não basta simplesmente aumentar o preço, é importante oferecer um “upgrade” para o cliente. Pode ser um diferencial para que o cliente consiga entender de certa forma o aumento do valor.
Agora que você sabe de todas as dicas, comece a colocar em prática e alavanque seus resultados.
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