Projeção de Vendas: Como Aproveitar a maior aliada do dono do Negócio
- Postado por Josiane
- dia 30 de abril de 2018
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No cenário atual da economia, ainda é possível ver os sinais da crise. Contudo, nunca houve um momento tão importante como esse para que pequena empresa investisse em um planejamento cuidadosos para projeção de vendas do ano.
A projeção de vendas é um tipo de planejamento que faz o dono do negócio aproveitar o máximo possível às possibilidades de gerar receitas e faturamento. Para quem ainda está começando e correndo atrás de sua consolidação no mercado, é essencial que mantenha este tipo de planejamento.
É uma etapa delicada para empresa. Qualquer erro pode gerar um impasse para que a empresa cresça em seu segmento de atuação, perdendo oportunidades e danificando o seu posicionamento diante os concorrentes. Uma negócio de sucesso é sempre aquela que tem planejamento, é ela que sabe o que faz e se garante de modo geral suas demandas.
Você pode começar a pensar por esse primeiro exemplo, digamos que seu produto é algo sazonal e vende melhor em determinada época do ano, é possível então garantir que sejam usados os recursos corretos para realizar um bom direcionamento em divulgação, preparo de estoque, equipe e muito mais, impedindo que você invista em matéria-prima no momento errado.
Tendo o exemplo em mente, saiba no blog de hoje, como aproveitar a maior aliada do dono do negócio, a Projeção de Vendas.
Como fazer Previsão de Vendas?
Um ótimo exemplo para qualquer comércio é a venda de chocolates durante a Páscoa. Durante o mês de Março e Abril os consumidores procuram nessa época por esse tipo de produto para presentear parentes, amigos e pessoas próximas, a concorrência nessa época também é grande, muitos vendem o mesmo produto.
É possível saber a data do evento com muita antecedência, prever as vendas será um passo fácil. Então, com isso é possível programar seu estoque e suas promoções, ainda mais se você for só um comércio que vende doces e confeitaria, então a previsão será mais certeira.
Outro exemplo são as empresas que vendem ar condicionados, é possível fazer uma previsão de vendas para o verão, onde as vendas geralmente estarão mais altas comparado a outras estações.
Projeção de Vendas baseadas em Análises
Um modelo fácil de ser aplicado, isso porque é um dos mais consolidados no mercado. Se você pensar, essa projeção é possível ser feita baseada na projeção de um ano anterior ou por meio de um relatório de vendas das ações que ocorreram anteriormente. Resumidamente, é uma projeção realizada na existência de um histórico de vendas.
Vamos a um exemplo prático, supondo que a sua empresa, durante os últimos três anos, tenha crescido de forma regular e repetitiva 5% no mês de março, 6% em abril e 8% em maio. Além disso, tendo em vista o histórico, é possível criar uma projeção em cima dos valores que têm se mantido fiéis mês a mês. Esta é uma das formas mais usuais de fazer a projeção: colocando percentuais e estimativas de valor de acordo com resultados obtidos em anos anteriores.
Projeção de Vendas baseada no Mercado
Se você é aquela empresa que não histórico de vendas, este é o melhor método a se fazer. Portanto, a projeção de vendas neste estágio é baseada em uma avaliação do mercado atual e a economia do mercado, da demanda, do potencial aquisitivo dos consumidores e, até mesmo, das ações e projeções dos concorrentes.
Projeção de Vendas baseada em Ações
Outro modelo que é considerado o mais complicado dos três é realizado por base das ações do setor de marketing. Ele leva em consideração um número maior de detalhamento das atividades. Devido a isso, as projeções são criadas e desenvolvidas tendo como base um número específico de ações a serem tomadas.
Em primeiro lugar, por exemplo, se a sua empresa aumentar em 50% o valor investido em marketing, será possível criar uma projeção vetorial. Ou seja, que considera variáveis como venda, custo, lucratividade e demais fatores que irão influenciar as vendas e o faturamento. Em outras palavras, pode-se dizer que a projeção de vendas via ações vai considerar cada atitude tomada. Sendo necessário que se deixem janelas abertas para a criação de uma nova projeção caso algum dos vetores sofra alterações.
Contudo, agora que você sabe como realizar a projeção de vendas da sua empresa, e usá-la como aliada, comece a colocar em prática agora. Um bom Sistema de Gestão Empresarial é a ferramenta ideal para o armazenamento e análise desses dados, podendo ser feito um levantamento mensal dos resultados, olhando dados como estoque, vendas, faturamento e muito mais. Isso tudo irá auxiliar na hora de criar o seu planejamento.
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