Táticas para proporcionar uma experiência única aos seus clientes.
- Postado por Josiane
- dia 11 de fevereiro de 2019
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Você sabia que o ambiente do seu negócio proporciona diversos sentimentos ao cliente?
A decoração, o cheiro e a musica do local, todos esses sentidos proporcionam uma percepção sobre o seu negócio e podem ser decisivos para o cliente na hora da compra.
Neste artigo, falaremos sobre aumentar as vendas e, oferecer uma experiência única e especial para os consumidores, utilizando táticas do Marketing Sensorial.
Objetivamente, Marketing Sensorial trabalha com os cinco sentidos do corpo humano: Visão, olfato, audição, tato e paladar, de maneira que estimule o cliente da melhor maneira.
Além de trabalhar com os sentidos dos consumidores como estratégia para aumentar as vendas, existem outras formas para isto.
Como posso trabalhar com Marketing Sensorial na minha loja?
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Visão: Aposte em cores.
O Azul, é uma cor que transmite tranquilidade e confiabilidade, e possui um efeito relaxante e agradável aos olhos dos clientes. Rosa é uma cor que transmite aconchego. Amarelo, Laranja ou Marrom são cores convidativas que transmitem emoções positivas e felizes.
É essencial decorar o seu espaço com as cores certas, que além de caracterizar sua marca, possa estimular os clientes da melhor maneira.
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Ofato: Aposte em essências.
O cheiro pode proporcionar intensas emoções, devido ao fato de que este sentindo está ligado ao sistema límbico do cérebro, a área que está associada à memória e as emoções.
Aromas podem enfatizar atributos que melhor descrevem sua loja e produtos (por exemplo, fresco, caseiro, energético, jovem, elegante), criando o ambiente ideal para colocar seus clientes no clima para fazer compras.
Então, escolha uma essência que não só combine com a sua loja, mas que transmita sentimentos bons e reconfortantes para seus clientes.
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Audição: Aposte em um gênero musical.
Assim como o aroma, a música é uma ferramenta eficaz para ter impacto sobre o humor de um cliente ao comprar em sua loja.
Além de poder estimular certos estados de espírito quando induzida ou relacionada com um estado de felicidade ou relaxamento, a música também pode ajudar a atingir um determinado grupo de compradores.
Então, é importante escolher um gênero ideal que possa atingir o publico que você deseja atrair para o seu negócio.
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Tato: Aposte no poder do toque.
Pensando como consumidor, é fato de que quando lemos uma plaquinha escrita: “Favor, não tocar”, sentimos uma repulsa ao olhar aquele produto. A possibilidade de tocar aquilo que desejamos proporciona uma emoção prazerosa e totalmente positiva.
O poder do toque pode ir além dos produtos. O tecido que você está usando nos assentos dos provadores, em almofadas, cortinas e demais itens onde o cliente possa ter acesso, também influencia na percepção geral do ambiente.
Concentre-se nos detalhes e deixe que seus clientes apreciem.
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Paladar: Aposte em aperitivos.
Pessoas que estão com fome, raramente estão dispostas a ficar tempo suficiente em uma loja e, sequer conseguem focar no produto a ponto de comprá-lo.
Fome é uma necessidade física a ser satisfeita que se sobrepõe as outras necessidades, ou seja, um cliente com fome não responde aos outros estímulos, como audição e olfato tão rapidamente.
Oferecer aperitivos é uma forma gentil de proporcionar o bem-estar dos clientes, independentemente se o ramo do seu negócio é ou não é do ramo alimentício.
Agora, após ter conhecido sobre Marketing Sensorial, você pode começar a por em prática esses pequenos detalhes que fazem a diferença em qualquer negócio.
Proporcionando uma experiência única, você além de ficar em frente aos seus concorrentes, conquista seus clientes e se posiciona no mercado de forma competitiva.
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