[e-Book] Gestão de Atacado
- Postado por Josiane
- dia 30 de julho de 2019
- 0
O setor do atacado vem se adaptando aos novos processos de vendas de hoje em dia, principalmente pelo o fato da tecnologia está se tornando cada vez mais necessária nesse segmento.
Em uma rápida pesquisa, as vendas no atacado movimenta cerca de 200 milhões ao ano, sendo que os comerciantes são seus principais público. Entre os anos de 2015 e 2016, este segmento passou por um período com poucas vendas. Houve uma crise financeira como o principal motivo para isso.
A queda geral no consumo de mercadorias, provocou o fechamento de muitas empresas no comércio varejista. Isso refletiu diretamente no faturamento dos atacadistas. E com a queda no faturamento, a crise evidenciou outros problemas existentes nas empresas atacadistas, como o processo de gestão de vendas.
Então, deve-se ficar engajado as novas possibilidades de mercado devido às tecnologias ou questões como organização, administração e estratégias.
Evitar falhas em armazenamento
Uma boa parte do trabalho de atacadistas é o armazenamento de produtos vindos dos fabricantes, para distribuição a outras empresas. Por este motivo, os administradores do atacado não podem permitir perdas de seus itens, independente do motivo.
Para levar a empresa ao sucesso, tudo precisa estar alinhado, ou seja, a melhor opção é optar por tecnologias para ter garantia de que todos os produtos deram entrada no estoque, estão registrados por código de barras e foram monitorados durante toda a cadeia de suprimentos.
Fazer da tecnologia o seu parceiro de negócios
Antigamente a gestão logística eram feitas por planilhas ou documentos manuais, processos nada produtivos. Porém, na atualidade de hoje já possível contar com suporte da tecnologia.
Os Sistemas de Gestão Empresarial é uma dica quase que infalível. Ao optar por um sistema como esse, a empresa consegue integrar todos os setores. Consequentemente, é possível controlar os processos do atacado, como logística, vendas, compras, expedição, estoque, faturamento, entre outros.
Outra grande vantagem é a engajamento dos funcionários em todos estes processos de gestão. Por isso, têm acesso a informações importantes do empreendimento e a partir disso, garante confiabilidade nas informações, facilita a identificação de oportunidade e agiliza a tomada de decisão.
Redução do impacto do estoque
Uma outra dica para o segmento do atacado, é controlar o prazo médio de estocagem dos produtos, acompanhar e ter conhecimento sobre o giro dos itens e calcular níveis de armazenagem mínimo e máximo. Assim, é possível evitar perdas por escassez de produto ou despesas adicionais.
0 comentários on [e-Book] Gestão de Atacado